O MEF – Movimento de Expressão Fotográfica é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha na área da imagem, com particular destaque na Fotografia. A sua formação surgiu em 2000.
No desenvolvimento das suas atividades, o MEF tem dedicado uma parte substancial do seu trabalho à criação de uma plataforma de projectos de intervenção social através da arte em parceria com instituições e associações com o objectivo de estabelecer relações entre a criatividade e a sociedade.
O MEF apresenta o projeto A Memória do Agora (edição de postais ilustrados e de um livro no sentido de preservar a memória actual, constituindo-se por si um meio de comunicação social e cultural), para o ano de 2020. Este é um projeto de fotografia, cujo objectivo foi fazer um registo contemporâneo do agora a partir da identificação de histórias de vida da cidade de Lisboa, promover a inclusão comunitária e social da população de Marvila, bem como a construção da memória actual da freguesia com as histórias vivas da comunidade.
Durante 4 meses, 10 fotógrafos receberam formação em fotografia documental dinamizada pelo MEF na Freguesia de Marvila, em colaboração com as comunidades locais, com a Junta de Freguesia de Marvila e contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.
São 10 narrativas documentais que falam do agora do Marvila Fight Club, dos habitantes do N.105 da Azinhaga da Salgada, do Futebol Clube de Chelas, dos contrastes dos vários bairros da freguesia, do rapper e produtor musical português Sam The Kid, do Sr. Francisco, da Maria Alice e do António, das artes da pesca, da Dona Augusta e da Dona Aurora e dos Columbófilos do Bairro das Salgadas.
A Memória do Agora conta com a participação de Ana França, Ana Isa, Alexandre Carvalho, Francisco Morais, João Pedro Morais, Luís Rocha, Mafalda Monteiro, Maria Abranches, Rita Castro e Tânia Araújo.
Mais informações aqui:http://www.mef.pt/mef/galeria-memoria-do-agora/